segunda-feira, 25 de junho de 2012

EDMUNDO + 20


A Rio+20 foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. É chamada de Rio+20 porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deve contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
SUSTENTABILIDADE!!! É a palavra chave do momento!!! Todos estamos lutando por um mundo mais sustentável e nossa escola vem lutando e conscientizando nossos alunos por um mundo sustentável também!!!
Eles aprendem que através de pequenos atos podem tornar o ambiente em que vivem mais sustentável!!! Podem ter uma casa sustentável, uma rua sustentável, uma escola sustentável, um bairro sustentável e quem sabe até mesmo uma cidade sustentável. Basta querer!!!
Nossos alunos tem a consciência de que para sermos seres humanos mais sustentáveis, precisamos lutar pela sustentabilidade do planeta. E não temos apenas que falar, mas sim agir. Agir em prol do nosso planeta, que vem pedindo socorro!!!
 Tomamos o cuidado de explicarmos o que é a RIO+20 aos nossos alunos. Não é apenas uma reunião onde se discutirão coisas referentes ao meio ambiente, mas sim uma conferência onde foi discutido o futuro do Planeta Terra, envolvendo questões sobre a água, energia, ecologia, reciclagem, etc.
Tivemos o prazer de contar com a Cartilha RIO+20 que nossa prefeitura preparou cheia de ideias legais para nós!!!
 Passamos a importância de abraçarmos o mundo!!! E para abraçarmos nosso mundo, temos que começar por nossas atitudes mais sustentáveis!

                                                       Olha que lindo que as turminhas do 1º ano prepararam!!!
                                    A importância da utilização de transportes públicos, de bicicleta e até da caminhada!!!
                                                          Usar menos carro é uma atitude muito sustentável!!!
A turma 8401 (Projeto Acelera) preparou uma experiência muito válida! Eles fizeram um filtro! Foram de sala em sala conscientizar os outros colegas de como devemos tratar a água, como devemos limpá-la através desse filtro que eles aprenderam a fazer e ensinaram a todos da escola! Eles discutiam também como devemos poupar a água, elemento tão importante em nossas vidas!

Os cara-pintadas do 2º ano nos mostraram a importância do verde. Eles entenderam direitinho que devemos não só respeitar a natureza como também cuidar dela!!!

O 5º ano nos deu dicas de atitudes que devemos ter para ajudar os animais, os rios e transformar de vez o nosso planeta:




A Edmundo + 20 serviu para trabalharmos toda essa questão que o planeta vive, pedindo socorro, pedindo ajuda a nós, moradores dele!!! Através deste projeto EDMUNDO + 20 conscientizamos todos os nossos alunos que temos que ser seres humanos mais sustentáveis. E para isso não precisa muito. Através de atitudes pequenas de nosso dia-a-dia, estaremos ajudando e muito, como por exemplo, ao sairmos para merendar, desligarmos a luz da sala! Na hora de escovar os dentes, fechar a torneira. Precisamos reciclar! São atitudes assim que fazem diferença! A Edmundo Lins promoveu esse projeto com o objetivo de mostrar que para ajudar o planeta não precisa muito!!! Com pequenas atitudes em nosso cotidiano, com certeza, ganharemos uma escola mais sustentável, uma casa mais sustentável, um planeta sustentável!!!

Um comentário:

  1. Muito lindo esse trabalho! Parabéns aos alunos e professores ! Ju sua postagem ficou ótima!Manda um Beijo para Erika e para a Izabel.
    Beijocas Ju e uma semana de muita Luz!

    ResponderExcluir